segunda-feira, 9 de abril de 2012

VÂNIA FRANZ

                                    Técnologia e Arte Educação

   Re-pensar nossos métodos aplicados a educação tem sido uma constante em nossa sociedade pós-moderna. A cartilha e o quadro com giz já não são suficientes. Outrora também não eram, mas o pensamento de muitos mestres muitas vezes pareceu estagnado e por imposição dos mais intransigentes agia-se como se educar dependesse mais do educando do que qualquer outra coisa... Sabemos que ainda existem pessoas que por comodismo ou desestímulo aplicam metodologias de educação tão inflexíveis, descontextualizadas e desatualizadas que parecem engessadas.
      Felizmente novos caminhos se abrem onde a tecnologia é bem recebida e aplicada adequadamente. O aprendizado também pode ser prazeroso quando novas formas de ensino são validadas e utilizadas para  estimular , despertar, envolver, encantar, ensinar... Acredito que a falta de preparação do professor para usar os recursos tecnológicos disponíveis é o grande motivo de muitas aulas, ainda não serem tão atrativas. Mas não basta apenas aplicar recursos tecnológicos sem uma metodologia diferenciada e atualizada. Os estímulos estão em todo lugar e os alunos cada vez mais exigentes. A sociedade também faz novas exigências e sem o ensino atualizado o despreparo futuro é eminente.
       Hoje, muitas escolas estão recebendo recursos tecnológicos, mesmo que, dos mais simples como TV e DVD. Outras escolas possuem laboratório de informática ou sala de multimídia ou como queiram chamar. Mas o problema é que esses lugares caem muitas vezes no esquecimento.
      Devemos perder o medo e ir à luta! Nós professores, que temos sede de conhecimento, necessitamos de cursos de reciclagem, contato com as tecnologias e no meu caso específico em Artes Plásticas ou Visuais.  Nós, arte educadores neste mundo repleto de tecnologias, precisamos experimentar todos os recursos que estiverem disponíveis, pois utilizamos a imagem e todas as suas atribuições, tudo que é belo, tudo que é estético, tudo o que é passível de crítica e ou apreciação para criar, inventar, re-inventar a forma de ensinar, fazendo do ambiente de ensino, um espaço onde o aluno sinta-se evoluindo e fazendo parte de novas experiências.
     Por isso tudo e pela oportunidade de participar do curso “Novas Formas de Aprender” desde já, agradeço. Será para mim o início de uma nova caminhada que se inicia todo dia em direção ao mundo pós-moderno impregnado de tecnologias.

6 comentários:

  1. Gostei muito de perder o medo de me expor e assumir que preciso me atualizar cada vez mais no tocante as novas técnologias.Muito obrigada pela paciência. Beijos, valeu!Van Franz.

    ResponderExcluir
  2. é querida nosso curso foi valioso.. bjos querida.. saudades!!

    ResponderExcluir
  3. Uma boa metodologia garante um aprendizado prazeroso!!!! Um professor coerente, comprometido e de bom senso está sempre em busca de novas formas de aprender...um abraço! Luciana

    ResponderExcluir
  4. Vânia, muito bem contextualizado quando te referes " não basta apenas aplicar recursos tecnológicos sem uma metodologia diferenciada e atualizada", com certeza, se os educadores foram utilizar as mídias com seus métodos antigos, apenas reproduzindo um contexto de sala de aula desatualizado, sem uma metodologia inovadora, sem mudar o seu olhar, as tecnologias não farão a diferença. É isso que o educador tem que ficar atento as tecnologias e as mídias estão ai para fazer a diferença, inovar.
    Isto tem que partir de todo o corpo docente e discente da escola e dos gestores, é preciso que todos mudem seu olhar e introduzam essas mídias de forma a possibilitar novas formas de aprendizagem.
    Abraços
    Márcia Martins

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo amiga, a cada dia aprendemos coisas novas.
    Um abraço, Jussara.

    ResponderExcluir